Tecnologia RFID: entenda como ela pode ajudar a sua empresa

Tecnologia RFID: entenda como ela pode ajudar a sua empresa

A tecnologia RFID – abreviação, em inglês, para Identificação por Radiofrequência é uma inovação que causa impacto positivo em diversas áreas de uma empresa – de pequenas a grandes corporações. 

O método de identificação mais comum é armazenar um número de série que identifique um produto ou uma informação em um microchip. 

As chamadas etiquetas inteligentes estão presentes em vários setores produtivos, especialmente no controle de estoque, inventário e na localização de cargas. É que os controles feitos por essas etiquetas são muito eficazes, porque ganham identificações únicas que podem ser alcançados por radiofrequência com exatidão. 

Embora alguns afirmem que a principal função do RFID seja a substituição dos códigos de barras, a tecnologia não se limita a isso, pois é uma tecnologia de transformação que ajuda a reduzir desperdício, limitar furtos e roubos, gerenciar inventários, simplificar o modelo logístico e aumentar a produtividade e a eficiência das operações.

As principais aplicações das etiquetas RFID 

  • CONTROLE DE ESTOQUES: O uso da tecnologia RFID para estoques reduz as possibilidades de erros e melhora a precisão dos dados do estoque, diminuindo ainda custos com reposições desnecessárias e desperdício de materiais por conta de degradação e desgastes. Para que os gestores tenham sua estratégia de planejamento, é preciso ter o controle total do estoque. Dessa forma, essa tecnologia otimiza os processos e resultados nos negócios;
  • INVENTÁRIO DE ATIVOS: A etiqueta eletrônica é colocada em cada um dos equipamentos que devem ser monitorados – cada um com um chip inteligente que contém as informações sobre o item. Com ajuda de uma antena – fixa ou móvel – é possível cadastrar os ativos apenas apontando em suas respectivas direções. Uma das principais vantagens de se utilizar essa tecnologia RFID é a redução de custos. Com a utilização de um sistema dinâmico, não há a necessidade de se ter muitos funcionários trabalhando nessa função; 
  • LOCALIZAÇÃO EM TEMPO REAL: A localização em tempo real é um dos muitos recursos permitidos pela tecnologia RFID onde o item etiquetado tem sua localização monitorada em tempo real. De posse dos dados coletados é possível estabelecer a localização dos itens e monitorar, em tempo real, sua movimentação.

As etiquetas RFID são extremamente práticas, pois elas não se desgastam com o tempo de uso. Além disso, elas possuem valores muito acessíveis – e significam um investimento que demonstrará retorno a longo e curto prazo. Os sinais de radiofrequência, que são emitidos pela etiqueta, não causam interferência e são bem precisos, e a possibilidade de ocorrer falha, quanto a este método, é mínima. As etiquetas de radiofrequência são muito finas e bem flexíveis, e podem ser instaladas em quaisquer partes do ativo, por exemplo, inclusive em locais muito escondidos.

Embora seja uma tecnologia extremamente simples, ela é muito prática para aqueles que desejam aprimorar e otimizar processos de uma empresa. Na prática, isso quer dizer que a tecnologia RFID veio facilitar a vida das organizações. 

Esperamos que seja artigo tenha sido útil para você!

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Entre em contato com um de nossos consultores AQUI! Não perca tempo, saia na frente da concorrência. 

Esperamos o seu contato,

Até breve!