Entenda a importância da automação comercial no ramo joalheiro

Entenda a importância da automação comercial no ramo joalheiro

O setor de varejo está em constante expansão. Para este ano, a projeção é de aumento no volume de vendas de 5,2%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No ramo joalheiro, estudo realizado em dezembro do ano passado pela consultoria McKinsey Brasil mostra que, até 2020, esse mercado deve movimentar US$ 8 bilhões na América Latina com a fatia de consumo concentrada em países como o Brasil e México.

Com esse acelerado ritmo de consolidação, o mercado exige que as empresas evoluam e se adaptem às novas demandas corporativas. É exatamente por isso que a inovação tecnológica se torna essencial. Para as empresas que pretendem crescimento sólido de seus negócios, inovar e implementar soluções e ferramentas tecnológicas de automação comercial não é uma opção e sim um requisito básico. Muito mais do que um diferencial competitivo, a adoção da tecnologia é a verdadeira essência de toda a estratégia para o sucesso de um empreendimento.

O fato é que o empresariado já tem notado a necessidade dessa transformação na prática. Em uma das mais recentes pesquisas realizadas pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) para o Ranking NOVAREJO com 300 empresas de varejo, 75,9% delas elegeram “investimento em inovação” como a 4ª maior prioridade no dia a dia corporativo.

O entendimento é de que toda empresa quer e precisa garantir o máximo de eficiência em seus processos. Isso ajuda na gestão e no controle das atividades realizadas que, de forma indireta, pode impactar no aumento das receitas. Investir na automação comercial é um caminho para obter esses resultados, não há dúvida. 

O que é automação comercial?

Automação comercial é uma estratégia que otimiza os processos manuais para alcançar eficiência na rotina da gestão empresarial. Qualquer empresa pode e deve adotar a automação comercial, mas essa ferramenta traz benefícios especialmente para os negócios inseridos no varejo.

É por meio desse recurso que a empresa pode reduzir as despesas com mão de obra e aumentar sua capacidade de gerenciar e controlar processos. Por conhecer profundamente esses processos realizados, o comando corporativo pode gerenciá-lo de forma mais eficiente. Software de gestão é um verdadeiro aliado na tomada de decisões.

A automação comercial também ajuda a reduzir erros humanos em tarefas simples como, por exemplo, na atualização de planilhas. Outro setor impactado diretamente de forma positiva é o de vendas. Com dados mais acessíveis, os vendedores podem atender melhor os clientes com informações mais assertivas.

Entre inúmeros benefícios, o próprio Governo Federal trabalha com softwares de automação comercial como a NF-e, a nota fiscal eletrônica, por exemplo. Não há como negar, existe a necessidade real de o varejista se atentar a essas questões e também adotar um software de automação comercial em seu dia a dia.

A SoftArte é uma empresa de TI que oferece essas soluções de negócios. Com experiência de três décadas no mercado, temos bagagem técnica para auxiliar grandes e pequenas empresas de varejo – especialmente as do setor joalheiro – a se modernizarem e se adaptarem às novas exigências tecnológicas do mundo corporativo.

ERP

O investimento em um sistema, principalmente quando ele é integrado, como é o caso do ERP SoftArte, permite que os processos e áreas dentro da empresa estejam interligados. Ou seja, as informações ficam centralizadas, além de facilitar o acesso e o compartilhamento desses dados.

Vantagens da automação comercial

  • Crescimento Financeiro: Um bom software de gestão fornece informações do desempenho financeiro da empresa. Ter esses dados em mente no momento de tomar decisões é a chave para o crescimento saudável de uma empresa; 
  • Controle de Estoques e Inventários: O software de gestão de estoque e inventário evita falta de mercadoria, atrasos, ocupação desnecessária de espaço ou alto volume de compras de urgência, por exemplo; 
  • Planejamento Estratégico: O sistema de gestão é capaz de gerar relatórios que permitem direcionar estratégias futuras como, por exemplo, investimentos ou novas oportunidades do mercado; 
  • Prazos: Uma plataforma de gestão facilita o cumprimento de prazos de inúmeros processos na rotina da empresa como pagamento de comissões, fornecedores ou tributos; 
  • Segurança: Os sistemas da SoftArte oferecem tecnologia em nuvem (ou cloud computing). São inúmeras as vantagens das operações em nuvens, entre elas: segurança e eficiência; 
  • Menos erros: Todo processo está sujeito a erros, mas o risco de existir equívocos em uma rotina é consideravelmente menor com o software de gestão; 
  • Redução de custos: O investimento em um sistema de gestão torna a relação custo-benefício altamente compensatória.

Quer saber mais como a automação comercial pode auxiliar no crescimento de seu negócio? Entre com contato AQUI.

Teremos o prazer em atendê-lo,

Até breve!